Usuário: 
Senha: 
Filie-se
  Esqueceu sua senha?
 
     

MUHM prorroga exposição Espaços de Saúde e Memória

MUHM prorroga exposição Espaços de Saúde e Memória

Público tem nova oportunidade de conhecer hospitais históricos de Porto Alegre

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) prorrogou até 02 de julho a exposição "Espaços de Saúde e Memória: Hospitais Históricos de Porto Alegre", em cartaz na sala Rita Lobato de terças a sextas-feiras, das 11h às 19h, sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.

“Espaços de Saúde e Memória: Hospitais Históricos de Porto Alegre” traz à luz a história de seis hospitais da cidade que possuem trabalhos de preservação da sua memória. Santa Casa de Misericórdia, Moinhos de Vento, Sanatório Partenon, São Pedro, Parque Belém e Beneficência Portuguesa são os hospitais que terão expostos, na Sala Rita Lobato do museu, documentos, fotos, objetos, livros e informações sobre sua história, que se confunde com a da Capital e daqueles que nasceram ou passaram por estes hospitais.

A mostra conta com materiais de todos os hospitais envolvidos, que vão desde pulmões que sofreram alterações e sequelas provocadas pela tuberculose (meados de 1940), do Sanatório Parque Belém até a réplica do livro de visitas assinado pela Princesa Isabel, pertencente ao Hospital Psiquiátrico São Pedro. Materiais utilizados para o tratamento de tuberculose do Sanatório Partenon e a Ata de Fundação da Sociedade Portuguesa de Beneficência também integram a mostra.

Exposições

A prorrogação traz ainda mais uma oportunidade ao visitante para conhecer a exposição de longa duração "DESAFIOS: A Medicina e a luta pela vida", que continua aberta a visitação no mesmo horário e aborda algumas das diversas transformações ao longo da História da Medicina. A busca por conhecimentos para desenvolver a saúde, combater as doenças, aliviar a dor, prolongar a vida e torná-la é mostrada em seis eixos: o conhecimento médico, os costumes, o diagnóstico, as especialidades, as causas das doenças e os tratamentos.

Na Sala Rita Lobato, onde hoje está a mostra “Espaços de Saúde e Memória”, será inaugurada, no dia 09 de julho, a exposição “As Faces da Saúde”, resultado do 1º Prêmio MUHM de Fotografia, concurso em nível nacional promovido pelo museu e seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). 

Outros eventos

Nesta semana, no dia 18, também retorna o Quintas no Museu, interrompido pelo Sarau Lírico de junho e o feriado. Dando segmento ao ciclo Museus e Turismo o palestrante Luis Gustavo Silva, coordenador do curso de Hotelaria da PUCRS, fala nesta quinta-feira sobre Museus e Cidades.

O ciclo encerra no dia 25 de junho com a palestra "Novas tendências da museologia: interatividade, site museums e animação turística", a ser ministrada  pela professora Nadja da Silva Oliveira, do curso de Turismo da Universidade Metodista de São Paulo. Os palestrantes são especialmente convidados para o ciclo em vigor, coincidindo com o tema discutido nacionalmente em 2009 que é justamente "Museus e Turismo".

 

 


 
Data:
 
  Rua Caldas Júnior, 20 - Sala 24 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-260
E-mail e MSN: anpuhrs@anpuh-rs.org.br
Desenvolvido por:
Layout por:
 Dype Soluções
 Paulo Paixão