Usuário: 
Senha: 
Filie-se
  Esqueceu sua senha?
 
     

AHRS: Conservação-Restauração de Documentos, Livros, Jornais e Paleografia

O ARQUIVO HISTÓRICO DO RIO GRANDE DO SUL PROMOVE

CURSO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS, 
LIVROS, JORNAIS E PALEOGRAFIA

LOCAL: RUA SETE DE SETEMBRO, 1020, 2º ANDAR, 
SALA 17/20, CENTRO, PORTO ALEGRE – RS.

INSTRUTORES: SÍLVIA M J BREITSAMETER, EVANGELIA ARAVANIS, VANESSA CAMPOS.
PERÍODO DO CURSO: 18 DE AGOSTO DE 2009 A 27 DE NOVEMBRO DE 2009
TURMAS: I-MANHAS - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, DAS 9H ÀS 12H.
II -TARDES - TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, DAS 14H ÀS 17H.
III - MANHAS E TARDES DE SEXTAS-FEIRAS, DAS 9:30H AS 12:30H E DAS 13:30H AS 16:30H.

CARGA HORÁRIA: 120 HORAS/AULA
VALOR DO CURSO INTEGRAL: R$ 960,00
O CURSO PODE SER FEITO POR MÓDULOS. 
CONTATO: (51) 3221-0825/9946-6206 – silvia.restauro@terra.com.br 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I
Conservação-restauração de documentos.
História do papel, o que é marca d’água, dicas úteis para preservação de livros e documentos em papéis, fatores de degradação do papel, pragas mais freqüentes, medição de ph e controle de acides do papel, reconhecimento de pigmentos e de papéis das obras apresentadas por alunos, tratamento químico do papel, principais papéis empregados na restauração de livros e documentos, porque conservar/restaurar, procedimentos do restauro, manchas mais freqüentes e soluções, reestruturação do documento, código de ética do conservador-restaurador, embalagem para armazenamentos de documentos.
Higienização documental e de acervo bibliográfico.
Conservação-restauração de Jornais.
Identificação dos fatores de degradação dos jornais, reestruturação, velatura e laminação de jornais degradados, alcalinização e planificação de jornais, pastas para armazenamento.
Paleografia
História da paleografia e história da escrita. Normas técnicas para transcrição paleográfica e edição de documentos manuscritos, aulas práticas de transcrição paleográfica com reconhecimentos da linguagem de época e sua conotação/denotação. 

Módulo II
Conservação-restauração de livros (Elementar).
História do papel e da encadernação, dicas úteis para preservação de livros e documentos em papéis, fatores de degradação do papel, principais papéis empregados na restauração de livros, porque conservar/restaurar, reconhecimento das partes do livro, solução de problemas de acervo bibliográfico como capas soltas, lombadas danificadas, cantos de livros amassados ou rotos, perdas de revestimentos de lombadas e pastas, costuras danificadas, folhas soltas e código de ética do conservador-restaurador.
FORMAÇÃO ACADÊMICA

Evangelia Aravanis
Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de encadernação promovido pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Curso de Conservação e Preservação em Papel, Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Curso Encadernação e Restauração de Livros –B&C Acervos Restauração e Encadernação, Porto Alegre – RS. Curso de organização e preservação de acervos fotográficos promovido pelo Instituto Moreira Salles. Filiada a ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.

Sílvia Maria Jansson Breitsameter
Bacharel em Direito pela URI-FW. Acadêmica em Histórica da PUC-RS. No ano de 1978 em cumprimento ao estágio de curso de secretariado pelo Colégio Comercial Protásio Alves no Instituto Estadual do Livro aprendeu a recuperar livros, capas e papéis. Especializou-se em restauração de livros e documentos com suporte em papéis. Cursos realizados: Curso de encadernação promovido pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Curso de Conservação e Preservação em Papel pelo Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, Porto Alegre – RS. Curso Encadernação e Restauração de Livros –B&C Acervos Restauração e Encadernação, Porto Alegre – RS. Curso de organização e preservação de acervos fotográficos promovido pelo Instituto Moreira Salles.  Curso de Extensão – Processo Musealização, Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul – MUHM. Porto Alegre – RS. Curso de Conservação de Fotografias - B&C Acervos Restauração e Encadernação, Porto Alegre – RS. Filiada a ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro e a ABRACOR – Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais. Professora e conservadora-restauradora convidada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul desde Junho de 2007.

Vanessa Campos
Bacharelado e Licenciatura em Historia pela PUC-RS. Bacharelado em Arquivologia pela UFRGS. Pós-graduanda em gestão de arquivos pela UFSM. Paleógrafa do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre – RS. 


 
Data:
 
  Rua Caldas Júnior, 20 - Sala 24 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-260
E-mail e MSN: anpuhrs@anpuh-rs.org.br
Desenvolvido por:
Layout por:
 Dype Soluções
 Paulo Paixão